Público-alvo e Persona: como definir e acertar na sua estratégia de marketing
O marketing digital está sempre mudando, e muita gente tem dificuldade para conseguir bons resultados nas suas campanhas publicitárias.
Às vezes, o problema é que as campanhas estão sendo direcionadas para as pessoas erradas.
Se você já tentou de tudo e mesmo assim não está vendo resultados, pode estar mirando no alvo errado.
Neste artigo, vamos falar sobre duas coisas muito importantes no marketing digital: Público-alvo e Persona.
Veja também:
- Marketing de Conteúdo: A estratégia infalível para vender infoprodutos
- Nutrição de leads: Como executar para conquistar mais clientes
- Nicho de mercado: O que é e como escolher o ideal para você
Público-alvo: o conceito tradicional
O público-alvo é um termo comum em marketing e refere-se a um grupo amplo de pessoas que compartilham características semelhantes, como gênero, idade, escolaridade, classe social, estado civil, localização, interesses, etc.
Essas características, conhecidas como dados demográficos, ajudam a agrupar um número específico de pessoas.
Embora o público-alvo ainda seja relevante na criação de um planejamento de marketing digital, esse conceito tem sido considerado um pouco ultrapassado.
Isso acontece porque os dados demográficos fornecem informações muito amplas e não conseguem capturar as necessidades e comportamentos específicos dos consumidores no momento em que desejam algo.
Persona: uma abordagem mais precisa
A Persona, ou buyer persona, é definida como o cliente ideal que uma empresa deseja alcançar.
Ela considera não apenas as informações demográficas, mas também características psicológicas e comportamentais que ajudam a representar a pessoa que você quer atingir.
É como criar um personagem fictício baseado em dados reais do cliente ideal.
Por exemplo, o público-alvo pode ser descrito como “mulheres de 20 a 30 anos, solteiras, com graduação completa, residentes em Porto Alegre, interessadas em marketing digital e tecnologia”.
A Persona, por outro lado, traz esse perfil à vida: “Joana, 25 anos, moradora de Porto Alegre, recém-formada em marketing digital, busca iniciar sua carreira de forma autônoma, mas se sente insegura devido ao pouco conhecimento adquirido na faculdade.”
Perceba que a Persona oferece uma conexão mais profunda e empática, permitindo uma estratégia de abordagem mais refinada.
Principais benefícios de utilizar a Persona
- Comunicação transformada: Conhecer sua Persona transforma a maneira como a empresa se comunica com o público, facilitando a identificação do tipo de linguagem que mais ressoa;
- Resultados ampliados: Um estudo mostrou que conteúdo construído com base em Personas tem o dobro de resultados comparado ao que se utiliza apenas dados de público-alvo;
- Personalização: A Persona permite a criação de soluções mais personalizadas, aumentando as possibilidades de uma resposta positiva;
- Benefício para todas as áreas do negócio: Desde vendas até desenvolvimento de produto, a definição clara da Persona ajuda na operação mais assertiva.
Como criar sua Persona?
Para criar uma Persona, é necessário ter dados concretos que confirmem o perfil do cliente ideal.
Você pode começar com bases de e-mail, CRM, time comercial, ou simplesmente conversar diretamente com seus clientes.
Algumas perguntas-chave que ajudam na definição da Persona incluem nome, idade, cargo, formação, maiores objetivos, desafios, obstáculos, canais online mais consumidos, entre outras.
Lembre-se: o pensamento do consumidor está sempre mudando. Assim, a persona deve ser continuamente atualizada.
Conclusão
Como vimos, a Persona e o Público-Alvo são dois elementos cruciais no marketing digital.
Ambos têm sua importância, mas a Persona, com seu foco na personalização e detalhamento, permite uma conexão mais profunda com os clientes.
Entender quem é seu cliente ideal e como você pretende atingi-lo é o básico do marketing digital.
A Persona oferece uma forma mais detalhada e empática de alcançar esse objetivo, o que pode ser a chave para transformar seus resultados em marketing digital.
Sobre o Autor
0 Comentários