7 Motivos Para Você Criar Um Blog Hoje Mesmo
Olha, eu já ouvi muita gente falar que criar um blog é perda de tempo, que é difícil e que não compensa financeiramente. Então, nesse post vou te mostrar 7 motivos que colocam por água abaixo todos esses argumentos e também explicar porque você deveria ter um blog o mais rápido possível.
Uma pesquisa da Hubspot realizada em 2017, mostrou que 73% das pessoas admitem vasculhar publicações de blogs, enquanto 27% as consomem completamente.
Ao criar conteúdos em um blog, você põe em prática uma forma mais sutil e natural de atração de potenciais clientes (inbound marketing).
É diferente do marketing intrusivo convencional, você não precisa forçar a barra.
Além disso, blogs são uma ferramenta bastante democrática, pois eles permitem que pequenos negócios e profissionais autônomos (afiliados, por exemplo) possam competir com empresas muito maiores em qualquer mercado.
Sem contar que para afiliados e infoprodutores, é definitivamente uma das melhores opções para realizar vendas diariamente.
“86% das empresas produzem conteúdo de blog em comparação com outros formatos.” (SemRush, 2019)
Leia também:
- 5 Melhores temas WordPress para blogs
- 7 Passos para ganhar dinheiro com blogs
- Como criar um blog grátis no Google Sites
O que preciso para criar um blog de domínio próprio?
O primeiro passo é definir um nicho de mercado ou tópico de assunto que você irá abordar e definir qual público você deseja atrair.
Em seguida, você vai precisar contratar uma hospedagem de sites. Eu recomendo a Hostgator, que é exatamente a que utilizo aqui no meu blog.
Sim, é possível criar blogs em plataformas gratuitas. Mas ter um com domínio próprio fará com que a percepção de “autoridade” pelo público seja muito maior e, consequentemente, o retorno financeiro também será.
Sem contar a quantidade e qualidade de recursos que você terá à sua disposição em um blog de domínio próprio.
Confira as 7 principais vantagens de se criar um blog profissional:
1 – Você pode lucrar muito com um blog
É claro que tornar um blog lucrativo não será da noite para o dia. Levará tempo, mas ele será uma fonte de renda passiva. Cada publicação que você criar será um ativo gerando receita, 24 horas por dia.
Nele, você poderá divulgar seus próprios produtos ou serviços, promover produtos como afiliado, obter ganhos com anúncios do Google Adsense ou até mesmo com aluguel de espaços publicitários, por exemplo.
Só para ilustrar…
Imagine que cada postagem atraia 20 visitas por dia. Com 100 publicações no seu blog você teria 2 mil visitas diárias! Já imaginou o potencial disso a longo prazo?
E esse exemplo é bem modesto. A tendência é que você receba muito mais acessos com o passar do tempo.
2 – Criar um blog e “blogar” é fácil
Muita gente se engana ao pensar que para se ter um blog, é preciso saber programar ou lidar com coisas que sejam demoradas e chatas. E olha, eu também pensava isso antes de criar o meu rsrs.
Mas com o WordPress, você consegue instalar temas personalizáveis e plugins totalmente prontos com apenas alguns cliques. Depois de um pouquinho de prática você saberá exatamente o que fazer, e é tudo muito fácil e intuitivo.
Seu blog pode ficar pronto de uma forma muito mais simples e rápida do que você imagina.
3 – Um blog não é “terreno alugado”
Vejo muitas empresas e afiliados apoiando todo o seu negócio apenas em redes sociais, e isso eu acho muuuito arriscado.
Você deve conhecer pessoas que, de uma hora para outra, perderam suas contas em alguma destas redes… Sem contar que qualquer rede social pode chegar ao seu fim.
Lembra do Orkut? Quem imaginava que algum dia ele não existiria mais?
Com um blog próprio você tem total controle do seu negócio, é você quem dita as regras!
Além disso, você pode fazer uso de diversas formas de conteúdo como textos, vídeos, imagens, podcasts, infográficos etc. É realmente muito flexível!
4 – O Google gosta de blogs
O maior buscador do mundo adora blogs!
Talvez você não tenha percebido, mas faça alguma busca no Google.
Pesquise sobre algum assunto ou dúvida que você tenha e veja a quantidade de conteúdos de blogs que vão aparecer nos resultados da sua pesquisa.
E é aqui que está a mina de ouro!
Quando seu blog estiver pronto, o Google fará um rastreamento das suas páginas e elas serão listadas no buscador se você trabalhar bem a otimização para mecanismos de busca.
Isso significa que você começará a receber visitantes adicionais dos mecanismos de pesquisa sem precisar ficar o tempo todo divulgando nas suas redes sociais.
Assim, quanto mais usuários acessarem seu blog, a tendência é que ele se torne cada vez mais lucrativo.
A pesquisa é a fonte de tráfego número um de blogs em todos os setores. (SEMrush, 2019)
Percebe como é vantajoso? Calma que não para por aqui…
Veja no infográfico abaixo algumas estatísticas interessantes:
Leia também:
5 – Você pode criar vários blogs
Além de ser extremamente eficiente na atração de um público qualificado e potencial, a criação de blog é uma estratégia que pode ser replicada em diferentes mercados.
Para fazer isso com excelência, uma alternativa é terceirizar a criação de conteúdos.
Você pode contratar blogueiros ou escritores freelancers para escreverem os artigos. E é possível fazer essa contratação ou parceria de forma totalmente online.
Existem plataformas muito conhecidas para você encontrar esses profissionais como Workana, 99freelas e 20conto, por exemplo.
6 – Uma base de visitantes e clientes fiéis
Uma coisa para se ter em mente é que o pilar de um blog de sucesso sempre será a qualidade do seu conteúdo.
Se você concentrar seus esforços em entregar informação relevante aos seus visitantes, o retorno deles será puramente uma consequência.
E para aproveitar ao máximo essas visitas utilizamos a criação de listas de e-mail ou de contatos telefônicos.
Essa é mais uma grande vantagem dos blogs.
Sua lista de contatos será um ativo valioso. Com ela podemos planejar toda uma estratégia de relacionamento e campanhas de vendas.
E para criar suas listas você pode oferecer um material gratuito (e-books, infográficos, webinars etc) em troca do contato do visitante. A esse contato obtido, damos o nome de lead.
Nesse momento é muito importante o uso de um sistema de e-mail marketing.
Assim, a comunicação do seu blog e suas campanhas de vendas serão colocadas em prática de forma automática e tudo pode ser segmentado estrategicamente de acordo com o comportamento dos assinantes desta lista.
Esse relacionamento com os visitantes possibilita transformá-los em compradores e clientes dos produtos e serviços que você oferece.
7 – Ter um blog pode atrair grandes oportunidades
Seu blog pode funcionar como uma “ferramenta” ou um “canal” para você se promover ou ser visto como um especialista.
E ao ser considerado uma autoridade em determinado assunto, propostas de parcerias e de trabalho podem começar a surgir facilmente.
Conclusão
Espero que eu tenha conseguido te mostrar que criar um blog é um excelente negócio.
Vale ressaltar também, que o valor de investimento para a criação e manutenção de um blog é infinitamente menor do que o de um negócio físico, muito menos burocrático e ainda funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Um abraço e obrigado pela leitura!
Sobre o Autor
11 Comentários
O blog é um dos principais pilares da minha estrutura online, todo afiliado deveria investir nessa parte do negócio, é médio a longo prazo mas vale muito a pena!!
[…] tudo na sua hospedagem Hostgator. Instalador automático: Aplicações para lojas virtuais, blogs, portais, fóruns, formulários e outros. Estatísticas de Website: AWStats, logs de acesso e logs […]
Muito bom Álvaro…
Muito obrigado! =D
Ótimo conteúdo… Parabéns!
Obrigado Fernanda!
As mídias sociais não são nossas, podem nos banir delas a qualquer momento, e ter um blog é ter sua casa na internet
Exatamente! Com o blog a gente tem muito mais controle sobre o negócio.
[…] Blogs etc. […]
[…] Veja também: 7 Motivos Para Você Criar Um Blog Hoje Mesmo […]
[…] Veja também: 7 Motivos Para Você Criar Um Blog Hoje Mesmo […]