Teste A/B: O que é e como usar para aumentar suas conversões
O teste A/B é uma técnica usada no marketing digital para comparar duas versões, por exemplo, de uma campanha de marketing ou páginas de um site para identificarmos qual versão tem o melhor desempenho.
Para isso, atribuímos aleatoriamente um grupo de amostra de usuários a uma versão (a versão “A”) e outro grupo de amostra à outra versão (a versão “B”).
Depois, analisamos os resultados do teste para determinar qual versão é mais eficaz para alcançar o resultado desejado, como aumento do tráfego do site, taxas de conversão mais altas ou maior engajamento.
O teste A/B é uma estratégia de marketing digital muito importante, pois ajuda a tomar decisões mais assertivas baseadas em dados.
Quando testamos diferentes versões de uma campanha ou site, podemos identificar o que funciona e o que não funciona e assim, fazer as alterações necessárias para gerar mais negócios e ROI.
Além de testar campanhas de marketing específicas ou elementos do site, o teste A/B também pode ser usado para testar diferentes estratégias e táticas de marketing.
Por exemplo, você pode testar se uma campanha de e-mail tem melhor desempenho quando é enviada a um grupo menor e direcionado de clientes em comparação a um público maior e mais genérico.
Assim, ao testar essas diferentes abordagens, você pode determinar qual estratégia é melhor e ajustar seus esforços de marketing.
Quantas modificações por vez um teste A/B deve avaliar?
Geralmente, é melhor testar apenas uma modificação por vez em um teste A/B.
Porque se você testar várias modificações de uma vez, fica difícil identificar qual alteração foi responsável pelas variações observadas nos resultados.
Por exemplo, se você estiver realizando um teste A/B em uma campanha de e-mail marketing e testar a linha de assunto e o layout do e-mail ao mesmo tempo, será difícil determinar qual dessas duas modificações teve o maior impacto.
Foi a linha de assunto que fez a diferença ou foi o layout?
Ao testar apenas uma modificação por vez, você pode determinar com mais precisão qual elemento é mais eficaz.
Entretanto, é possível testar várias modificações de uma só vez, desde que você tenha o cuidado de projetar o teste de forma que permita isolar o impacto de cada modificação.
Quanto tempo dura um teste A/B?
A duração de um teste A/B depende de vários fatores, incluindo o tamanho do seu grupo de amostra, o nível de significância estatística que você tem o objetivo de alcançar e a taxa de conversão esperada.
A influência do grupo de amostra
Como regra geral, quanto maior for o grupo de amostra, menor será a duração do teste A/B.
Isso ocorre porque, com um grupo de amostra maior, é mais provável que você veja uma diferença estatisticamente significativa entre a versão “A” e a versão “B” do teste.
Os dados estatísticos
O nível de significância estatística que você pretende alcançar também desempenha um papel na determinação da duração do teste A/B.
Quanto maior o nível de significância estatística que você deseja alcançar, mais tempo o teste precisará para ser executado.
Por exemplo, se você quer atingir um nível de significância estatística de 95%, o teste A/B precisará ser executado por um período de tempo mais longo do que se você tiver a intenção de atingir apenas um nível de significância estatística de 90%.
A taxa de conversão esperada
Finalmente, a taxa de conversão esperada também afeta a duração do teste A/B.
Se a taxa de conversão esperada for alta, o teste pode ser mais curto porque serão necessárias menos conversões para ver uma diferença estatisticamente significativa entre as versões “A” e “B”.
Por outro lado, se a taxa de conversão esperada for baixa, o teste precisará ser executado por um período maior para ver uma diferença estatisticamente significativa.
Normalmente, os testes A/B devem ser executados por pelo menos uma semana, mas podem durar mais, se necessário.
É importante você permitir que o teste seja executado por um período de tempo suficiente para obter resultados precisos.
Como fazer testes A/B em páginas de vendas de cursos online?
O teste A/B em páginas de vendas de cursos online envolve a criação de duas versões de uma página de vendas e exibição de uma versão para um grupo de usuários (a versão “A”) e a outra versão para um grupo diferente (a versão “B”).
Os resultados do teste são analisados para determinar qual versão da página de vendas tem melhor desempenho em relação às métricas como cliques, impressões e conversões.
Para colocar em prática, siga os seguintes passos:
1 – Determine o objetivo do teste A/B
O que você quer testar?
Por exemplo, você pode querer testar uma variação do título, da cor da página ou da posição de um botão.
2 – Crie duas versões da página de vendas
Para simplificar essa etapa, você pode usar o plugin Duplicate Page para duplicar páginas e alterar somente o elemento que vai ser testado, sem ter o trabalho de criar outra página do zero.
Uma versão será a “A” e a outra será a “B”.
Lembre-se de alterar apenas um elemento entre as duas versões (por exemplo, título ou posição do botão), para você conseguir determinar com precisão qual é mais eficaz.
3 – Configure o teste A/B
Existem algumas maneiras diferentes de configurar um teste A/B para uma página de vendas, dependendo da plataforma que você está usando.
Se você estiver usando o WordPress, por exemplo, é possível analisar o comportamento de navegação dos usuários com o Microsoft Clarity (ferramenta de mapas de calor) ou fazer experimentos automatizados com o Google Optimize.
4 – Inicie o teste A/B
Com o Microsoft Clarity, você tem acesso às gravações das interações de quem visita as páginas. Porém, a forma de fazer experimentos requer um esforço mais manual para comparar métricas.
No entanto, se você criar um teste A/B no Google Optimize, a plataforma vai exibir de forma aleatória e automática a versão “A” ou a versão “B” para os usuários que acessam a página e assim, fornecer dados mais precisos.
5 – Monitore os resultados do teste A/B e faça alterações de acordo com os dados obtidos
Após um determinado tempo, analise os resultados do teste para descobrir qual versão teve melhor desempenho.
- Veja métricas como cliques, impressões e conversões;
- Faça alterações com base nos resultados do teste A/B;
- Se uma versão tiver um desempenho significativamente melhor do que a outra, considere usar essa versão e descarte a que teve desempenho ruim;
- Caso os resultados não sejam muito diferentes, você pode testar um elemento diferente em um teste A/B futuro.
Depois de concluir os testes A/B nas suas páginas de vendas, você pode fazer otimizações para melhorar a taxa de conversão de visitantes em compradores.
Como fazer testes A/B em campanhas de e-mail marketing
O teste A/B por e-mail também deve ser feito com duas versões da campanha e, da mesma forma, testar a versão “A” enviando para um grupo de assinantes e a versão “B” para outro grupo.
Em geral, as etapas de um teste A/B são sempre as mesmas, diferindo apenas nos canais e ferramentas usados, nos dados coletados e nas otimizações a serem feitas:
1 – Defina o objetivo do teste A/B de e-mail marketing
Você pode testar a linha de assunto, o layout do e-mail ou a cor do botão da chamada para ação (Call to action), por exemplo.
2 – Crie duas versões da campanha
Uma versão será a versão “A” e a outra será a versão “B”.
Repetindo o que falamos sobre o teste A/B nas páginas de vendas, altere apenas um elemento entre as duas versões (por exemplo, linha de assunto ou layout), para que você possa determinar com precisão qual elemento é mais eficaz.
3 – Configure o teste A/B em sua plataforma de e-mail marketing
A maioria das plataformas de marketing por e-mail, como a ActiveCampaign e a E-goi, oferece recursos de teste A/B integrados. Siga as instruções da sua plataforma.
4 – Envie o teste A/B para sua lista de e-mail
A plataforma atribuirá assinantes aleatoriamente à versão “A” ou à versão “B” no momento do envio da campanha.
5 – Monitore os resultados do teste A/B e use o modelo de campanha com melhor resultado
Após um determinado período de tempo (geralmente de alguns dias a uma semana), analise os resultados do teste para determinar qual versão teve melhor desempenho.
Analise os resultados de métricas como as taxas de:
- Abertura (OR – Open Rate);
- Cliques (CTR – Click Trought Rate);
- Conversão (CR – Conversion Rate).
Se uma versão tiver um desempenho melhor em relação à outra, use-a nas próximas campanhas de e-mail.
Porém, se os resultados não forem significativamente diferentes, avalie a mudança de algum outro elemento em um próximo teste A/B.
Testes A/B/C: Uma forma adicional de testar
O teste A/B/C, também conhecido como teste multivariado, é uma técnica usada no marketing digital para comparar várias versões de uma campanha, com a intenção de determinar qual versão gera o melhor resultado.
Isso é feito atribuindo aleatoriamente um grupo de amostra de usuários a cada versão (a versão “A”, a versão “B” e a versão “C”).
Os resultados do teste são analisados para determinar qual versão é a mais eficaz para alcançar o resultado esperado, como aumento do tráfego do site, taxas de conversão mais altas ou maior engajamento.
O teste A/B/C é semelhante ao teste A/B, mas permite testar várias modificações ao mesmo tempo, como o título, o layout e a frase de chamariz.
Porém, o teste A/B/C pode ser mais complexo do que o teste A/B, pois envolve o teste de várias variáveis ao mesmo tempo.
Onde mais eu posso fazer teste A/B?
Os testes A/B também podem ser aplicados em uma capa de vídeo YouTube, em uma foto de perfil nas redes sociais, na forma de editar um vídeo, etc.
O importante é que você saiba que esse tipo de teste é um recurso voltado ao design, com o objetivo de identificar qual variação visual, entre principalmente duas variantes (A e B), gerou melhores resultados em um determinado espaço de tempo, em qualquer canal de comunicação.
Sobre o Autor
0 Comentários